Consultório agrícola: Adubo cítrico


Deixar os frutos no chão depende do motivo que provocou a queda

Dizem que é necessário retirar os frutos maduros que caem no chão, nos limites da área projetada pelas copas de laranjeiras e limoeiros, para evitar danos e queda dos que ainda não amadureceram. Isso é verdade ou posso deixá-los no chão para servirem de adubo? 
por Roberto do Amaral Junior 

retirada ou não dos frutos que caíram ao chão depende do motivo que provocou a quedadeles. Por exemplo, se foram derrubados devido ao ataque de mosca das frutas ou de pinta preta, recomenda-se coletar os frutos. No caso de fruta “passada”, com leprose, derrubadaspelo vento, infestada por cochonilhas, entre outros, podem ser mantidos no local e inclusive usá-los como adubo. Se quiser manter a área de plantio limpa e mais organizada, retire as frutas do chão e transfira-as para um buraco ou recipiente para “curtir” juntamente com outros restos vegetais, como folhas caídas, grama cortada e restos de comida.

Consultor: José Dagoberto de Negri, engenheiro agrônomo e pesquisador do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do IAC (Instituto Agronômico), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rod. Anhanguera, Km 158, Caixa Postal 04, CEP 13490-970, Cordeirópolis, SP, tel. (19) 3546-1399, faleconosco@centrodecitricultura.br

Fonte: Globo Rural On-line

Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *